Nas próximas semanas a Byte a Byte postará algumas tendências para o marketing digital.
A grande novidade das soluções do Big Data é lidar com os dados não-estruturados, que até então, só podiam ser entendidos corretamente por pessoas. Dentre esses dados estão posts em redes sociais, geolocalização, etc, os quais representam mais de 80% de todo conteúdo digital produzido. Até o ano de 2014 estima-se que 45% das grandes empresas já tenham estabelecido um foco estratégico nessa área.
Veja alguns exemplos da aplicação do Big Data:
- Fotos de satélite em tempo real para informar ao cliente vagas de estacionamento.
- Uso de textos e posts em redes sociais para prever o desemprego, epidemia de doenças, esfriamento econômico.
- Analisar petabytes de dados climáticos para a construção de turbinas eólicas, o que costumava levar semanas, durou apenas algumas horas.
- Foi possível para pesquisadores prever o terremoto no Haiti por meio de dados de geolocalização de 2 milhões de chips SIM.
Autor: Luis Fernando Rocha de Sousa Alves
Fontes: O globo e Exame