Quem possui blogs ou sites sabe que nem sempre é fácil atrair mais visitantes, e grande parte disso, se dá pela escolha do título das publicações. Criar um bom e atrativo título é o que define se o internauta se interessará pela postagem ou apenas passará distraidamente pelo link sem clicar.

É importante reforçar que o título é tão importante quanto o restante do texto. Conteúdo relevante, clareza, informações corretas e o uso de keywords são indispensáveis e garantem a qualidade do texto, gerando mais chances de engajamento entre seu público-alvo. Porém, é o título que garante que seu texto será visto. Um bom conteúdo precisa de um título que seja interessante e atraente.

A criação de títulos exige tempo para se colocar no lugar do leitor e refletir sobre o que chamaria mais atenção. Uma opção é a criação de diversos títulos para testar e verificar qual o melhor. Essa técnica, conhecida como Upworthy, cria uma média de 30 títulos por artigo, extraindo apenas os melhores até chegar no definitivo. Blogs e sites de grande tráfego utilizam a ideia e chegaram a média de até 30 milhões de acessos únicos mensais.

Títulos com porcentagem, como “Mais de 90% das pessoas são atraídas por conteúdo de qualidade” são interessantes e costumam de chamar a atenção de públicos interessados no assunto. Outra opção é a utilização de listas, como “10 dicas para criar um título atraente”. É importante seduzir o leitor pela curiosidade e gerar conteúdos de diversos assuntos. No entanto, não ofereça algo no título que não se cumpre no texto. Isso pode espantar o usuário e gerar uma repercussão negativa.

Um fator muito importante na criação de conteúdo é o posicionamento do texto na busca orgânica. Para isso, utiliza-se as técnicas de SEO. Os títulos precisam conter palavras-chave que possam gerar tráfego ao seu blog ou site. Nesse caso, podem haver duas palavras-chave que combinadas em uma pesquisa, são direcionadas ao seu site.

E aí, ficou mais fácil pensar em títulos para suas postagens? Compartilhe suas dúvidas e experiências com a gente!

Escrito por Camila Kadowaki