Desde 2013, a comunicação visual de algumas empresas tem seguido pro estilo Flat Design.  Mas afinal, o que é esse tal de Flat Design?

Traduzindo, Flat Design é “Design Plano”.  Essa tendência é baseada no minimalismo, ou seja, pura simplicidade dos elementos, da clareza. Ela se distingue por suas formas planas e cleans. O conceito, inicialmente, funcionava sem variações do layout, como chanfro, relevo, gradientes ou outras ferramentas de profundidade.  Basicamente, se pensa no “menos é mais”.

Esse conceito é bem funcional, partindo da hierarquia na concepção e colocação de elementos, mantendo a simplicidade e privilegiando a informação, facilitando assim, a compreensão e interação do usuário.  Um fator que contribuiu para a explosão dessa tendência, foi o lançamento do Windows 8, no final de 2012.

E como identificar o flat design?

Como dito, é um estilo com aspectos minimalistas, trabalha com desenhos planos, utilizando apenas o funcional, não causando uma distração para o usuário. O Flat é rápido de compreender, já que imagens simples transmitem mensagens de forma mais rápidas do que ilustrações detalhadas. E por último, são basicamente elementos sólidos com cores vivas, que dão a enfase necessária para separá-los. A tipografia também é um aspecto importante, são utilizadas as fontes sans-serifa (sem serifa), que fornecem um aspecto mais limpo e nítido.

Porém, nessa semana que passou, mais especificamente na quarta-feira dia 11, a rede social Instagram adotou a nova tendência flat, que está partindo para um tom gradiente. Você deve ter notado algumas mudanças ou até mesmo lido algumas matérias sobre. A mudança da identidade visual do Instagram deve ter sido o marco dessa mudança, assim como foi o Windows para a tendencia flat. A questão é que essa tendência já vem sendo utilizada por algumas empresas, como é o exemplo da “Oi” e da Globo SAT e GloboPlay (imagens abaixo).

antes-e-depois-logos-flat-gradiente

Essa tendência dos gradientes no flat design soa meio estranho, afinal, flat design é sólido e simples. Mas é claro que o design não iria para nisso, afinal, a ideia é sempre inovar, não é?

O gradiente está voltando, mas não daquela forma horrível, que chega a doer os olhos quando se vê. Mas sim tudo de uma forma bonita e confortável, e ainda FLAT.

O uso do gradiente tem que ser bastante cuidadoso, pois qualquer erro, pode estragar todo seu trabalho. É recomendado que se utilize as cores FLAT para se montar o gradiente que pode ser facilmente encontrada no site flatuicolors.com, mas se não tiver uma cor que te agrade, existem diversas paletas de cores flat pela internet.  Uma dica que deixamos aqui é o site uiGradientes.com, que disponibiliza uma ferramenta legal para se testar o gradiente no padrão flat design.

Porém, não se pode abusar dos gradientes, tem que existir uma proporção. Principalmente quando se fala de websites, pois caso utilize o gradiente em diversos elementos, ele perderá seu “brilho”.

E ainda mais duas dicas, se você for montar uma arte utilizando o gradiente, utilize poucas cores e preferencialmente, faça de forma horizontal (esquerda-direita).

Confira como ficaria nossa logo seguindo essa tendência, de forma cronológica.

Flat Design:

logo bab1

Já no Gradiente:

logos

E aí, curtiram? Conte-nos o que achou dessa “nova” moda!

 

Escrito por: Lucas Ferraiol