Online delivery concept. Laptop as hand truck and boxes.

 Ainda que haja grandes portais de venda na internet, os grandes responsáveis pelo crescimento do comércio eletrônico são as pequenas e médias lojas virtuais, através de uma pesquisa feita pala ABCcom  foi identificado que 82% das pequenas e  médias lojas utilizam armazenagem própria, ou seja, estocam no local. Nem sempre a empresa dispõe de um espaço físico apropriado para o estoque, isso pode gerar alguns transtornos como: falta de produtos, atrasos na entrega além de se tornar um capital inerte.

Lojas com pouco espaço físico para o armazenamento dos produtos devem procurar fornecedores de sua região ou que tenham o prazo de entrega rápido, assim os produtos provenientes deles não precisam ser estocados, podendo dar espaço para outros, caso a empresa não tenha muitas opções de fornecimento em sua região, procure identificar os produtos de maior saída, mantenha um estoque de segurança deles, isso impede o desabastecimento, permitindo que a empresa trabalhe com prazos de entrega menores.

Caso a empresa confeccione o próprio produto é importante que ela saiba qual o tempo necessário para que cada um fique pronto, faça um controle do ponto de pedido e tempo de produção, com isso você pode ter um controle melhor da demanda e planejamento da produção.

Estas são algumas dicas, se você possui outras experiências com estoque no e-commmerce compartilhe conosco, deixe seu comentário!

Autora: Jéssica M.