Você sabe como melhorar o desempenho da sua loja virtual? De acordo com uma pesquisa realizada pelo E-commerce Trends 2017, os principais empecilhos apontados pelos profissionais da área foram: aumentar a taxa de conversão, o volume de vendas e o tráfego do site.

Uma estratégia para solucionar esses obstáculos é o investimento em boa divulgação do seu negócio. Confira nosso post e aprenda a torná-la mais eficiente.

Por que divulgar seu e-commerce?

A divulgação é uma das estratégias mais importantes e que impacta diretamente no sucesso do seu e-commerce. Ela é responsável por atrair visitantes para o seu site, despertar o interesse de compra em potenciais clientes, além de contribuir o processo de fidelização.

Como fazer uma divulgação de forma eficiente?

O Inbound Marketing se baseia na criação de conteúdos voltados para um público específico, visando conquistar o interesse e ganhar permissão para poder comunicar de forma direta.

Isso significa, que por meio de estratégias de Marketing, empresas que praticam o Inbound buscam atrair o interesse das pessoas para convertê-las em clientes.

Um erro muito comum no caso dos e-commerces que praticam o Inbound Marketing é concentrar a promoção na produção de conteúdos específicos e esquecer a elaboração de conteúdos que se relacionam à esses produtos.

A produção de conteúdo abrangente e que faça parte do universo do seu produto é essencial, pois informa a persona e aumenta o interesse dela. Além disso, a chance de alguém encontrar seu e-commerce nos mecanismos de busca é bem maior.

Por exemplo, muitas lojas virtuais utilizam termos muito específicos na hora de decidir as palavras-chave, que limitam as chances do seu e-commerce ser encontrado.

A escolha de palavras-chave mais genéricas referentes a hábitos em vez de produtos, faz com que o conteúdo atenda ainda mais buscas, alcançando mais pessoas.

No entanto, quem busca por uma palavra-chave específica tem mais chances de realmente consumir o produto. Dessa forma, o melhor caminho é investir em ambos os termos para conquistar mais visitantes e criar mais oportunidades de negócio.

Onde divulgar?

Uma das formas de divulgação possíveis para as lojas virtuais que adotam o Marketing de Conteúdo é o blog.

Hoje, cerca de 43,2% dos e-commerces apresentam um blog, e isso é útil para:

– atrair tráfego para a loja online;
– convencer o visitante da compra;
– aumentar o reconhecimento de seu negócio;
– ganhar a confiança dos usuários.

Além de alcançar 3 vezes mais visitas e 2,5 vezes mais clientes do que as lojas virtuais que não possuem blog.

Em relação a frequência de publicações, quem publica conteúdos diariamente conquista um maior número de visitantes. Para se ter uma ideia, quando comparamos com as demais frequências, a publicação diária se destaca ao alcançar:

– 5,5 vezes mais clientes do que a semanal;
– 31,4 vezes mais clientes do que a quinzenal;
– 2,8 vezes mais clientes do que a mensal;
– 22,2 vezes mais clientes do que a que não segue uma periodicidade fixa.

É importante lembrar que existem infinitas possibilidades de divulgação que você pode usar e combina com o uso do blog, como o disparo de e-mail marketing, publicações nas redes sociais, remarketing e investimento em mídias pagas.

Quando iniciar a divulgação do e-commerce?

A divulgação do seu e-commerce deve começar no instante em que ele foi criado! E claro, continuar sem interrupções.

Em momentos, como datas comemorativas, você pode aproveitar para impulsionar a promoção e aumentar as vendas do seu negócio.

Quais são os melhores métodos para a promoção do seu e-commerce?

Convide influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são pessoas ou grupos que produzem conteúdos para os mais diferentes tipos de canais e conseguem alcançar e influenciar o comportamento de determinado segmento.

É importante investir em um influenciador que tenha um bom relacionado com o público que você deseja alcançar.

Quando bem feita, a negociação com influenciadores pode aumentar o alcance do seu produto e sua repercussão com o público engajado e dedicado.

Invista em remarketing

A estratégia de remarketing aumenta as chances do visitante que acessou seu e-commerce e não realizou uma compra retornar para dessa vez consumir.

Com os anúncios de produtos que forma visualizados, é possível relembrar sobre a oportunidade de compra em outros sites relacionados e incentivar para que ela aconteça.

Aplique técnicas de SEO

A estratégia de SEO pode ser aplicada em seu e-commerce e ajudar a atrair tráfego qualificado para o seu negócio.

De acordo com a E-commerce Trends 2017, essa prática é utilizada por 77,9% das lojas virtuais. Esses negócios conseguem conquistar 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes quando comparados aos e-commerces não otimizados com SEO.

Conclusão

Com esse post, você percebeu como é importante investir em estratégias de divulgação para a sua loja virtual.

Entre em contato com a gente e saiba como começar a divulgar sua loja virtual! Estamos à disposição para atendê-lo!

Os dados foram retirados do MarketingdeConteúdo.