Não é de hoje que percebemos como a internet mudou a forma como as pessoas se relacionam com o mundo. Os usuários pesquisam e comparam antes de finalizar um negócio, afinal, temos todas as informações da empresa ao alcance de um “click”.

As redes sociais surgiram nesse tempo de internet, fazendo com que essa interação entre “Usuário x Mundo” mudasse completamente. Já que, além dessa pesquisa sobre a marca, o usuário tem acesso a trocar ideias com outras pessoas que já adquiriram um produto ou um serviço de tal marca, e conseguem  até mesmo “conversar com a marca”.

É isso mesmo, as redes sociais deram “voz e vida” as marcas. Criaram uma pessoa dentro de uma rede social, onde podemos tirar dúvidas, reclamar, elogiar, dar sugestões, etc.

Entre piadinhas e informações com conteúdo relevante, as marcas que estão na web fazendo um bom trabalho de social media,conseguiram aumentar significativamente o seu faturamento, já que a internet é a segunda mídia publicitária mais importante do  Brasil.

Sem dúvida, hoje no Brasil o Facebook  é a rede social mais acessada, tanto por usuários como por empresas. E com isso, temos uma ótima ferramenta, não só para propaganda, mas para relacionamento com os clientes.

Referenciando o ditado popular, “Em terra de cego, quem tem olho é rei”, quem tem um bom atendimento e relacionamento, se da bem.

Os clientes dão prioridade para aquelas marcas que oferecem o que eles procuram e se preocupam em estar próximas de seus clientes, nos canais em que eles já estão conectados.

Mas não adianta só responder, o Facebook fornece inúmeras ferramentas para que as empresas se destaquem cada vez mais e estejam próximas de seus clientes potenciais.

Estar nas redes sociais, exige um planejamento, por trás de cada piada, existe um motivo, por trás de cada conteúdo existe uma equipe pesquisando. É necessário, também, se atentar a fatores básicos do relacionamento, como “falar a mesma língua” de seus clientes, responder todas as reclamações (sim, elas irão surgir!), e fornecer conteúdo relevante, já que a rede social já é vista por muitos, como uma rede de pesquisa.

 

Escrito por Lucas Ferraiol