Todo mundo quer obter as melhores e mais completas informações, mas quase ninguém quer ou pode gastar muito tempo para absorver o conteúdo online.

Hoje em dia, muitas pessoas vivem ligadas em vários blogs, portais de notícias, redes sociais — como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn — e até mesmo na caixa de entrada do seu e-mail, esperando por uma nova mensagem. E tudo isso pode acontecer simplesmente no computador.

Os usuários estão sendo bombardeadas de informação a todo momento, mudança de abas nos navegadores, notificação no smartphone, tablet, e por diversos conteúdos diferentes. Por isso, as pessoas não querem perder tempo correndo atrás daquilo que deveria ser apresentado para elas de um jeito simples e fácil de entender.

Se os textos de um site parecem complicados, o usuário da internet não vai pensar duas vezes antes de fechar a aba daquele site. Por isso o bom redator busca criar textos que tenham a chamada “escaneabilidade” ou, em outras palavras, a adequação do conteúdo para que seja simples o suficiente para ser entendido em uma simples “passada de olhos”.

A palavra pode ser grande e complexa, mas o seu significado é mais simples do que você imagina e essa estratégia tem muito poder para aumentar o alcance do seu conteúdo online.

Então, como fazer bons textos? Separamos algumas dicas excelentes para você melhorar a escaneabilidade dos seus textos. Preparado? Vamos lá!

Primeiro vamos dizer, O que é escaneabilidade?

Provavelmente você conhece o termo escanear. Mas, em termos práticos e cotidianos, ele significa passar os olhos e absorver o material rapidamente.

Já segunda parte do termo, ‘abilidade’. Se colocarmos um H no início da palavra, já temos o seu significado: poder para fazer ou realizar algo. Ou seja:

“escaneabilidade é a habilidade de passar os olhos e absorver o material na sua frente.”

A escaneabilidade é um conjunto de ferramentas que permite ao leitor de seus artigos e postagens absorver a mensagem principal rapidamente. É lógico que, dependendo do tamanho do seu material, fica impossível entender tudo em apenas alguns segundos.

Só que se ele gostar do que percebeu ao escanear o seu material (não esqueça de investir na qualidade!), a tendência é que ele decida por fazer a leitura completa e dedicada do seu conteúdo.

Nos próximos tópicos vamos abordar as questões principais que envolvem a escaneabilidade e como usá-las a favor da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Fique ligado! 😉

 

Lucas Ferraiol