Inúmeros domínios surgem diariamente na internet, com isso a internet fica cada vez mais cheia de opções. Nas redes sociais por exemplo, a disputa pela atenção do leitor é tão concorrida que o Facebook recentemente reorganizou seus códigos para filtrar os conteúdos e balancear a quantidade de atualizações das timelines (Linha do tempo). Diante desta dificuldade de angariar e atrair o público nas diversas plataformas digitais, a empresa Incomedia lista 11 práticas que podem auxiliar na relevância de seu website.

Confira as dicas abaixo:

1. Melhorar o design: A característica visual de um website deve possuir duas funções principais: ser atraente e funcional. Para tanto, recomenda-se não utilizar cores vibrantes, utilize fontes de tamanho adequado para leitura e opte por um layout elegante.
Com relação ao funcionamento, os visitantes devem encontrar facilmente a promessa básica do website, ou seja, a que o site se propõe.

2. Otimizar o posicionamento do site (SEO): Este é um fator essencial, definir 10 palavras-chave pelas quais deseja que seu website seja encontrado pelos buscares, considerando-se as práticas da concorrência e alternativas de diferenciações.
Após a definição, é recomendado inserir as descrições das páginas e também os seus títulos com informações relevantes sobre o qual seu site dispõe. O Google por exemplo, disponibiliza uma ferramenta intitulada Analytics, que auxilia a obter estatísticas detalhadas sobre o tráfego do website. Otimizar o posicionamento realizando o SEO de um site é uma tarefa que abrange diversos aspectos e tem constante evolução, portanto, estar sempre atualizado com essas novidades e melhorias é sempre importante.

3. Adaptar o site para dispositivos móveis: De acordo com pesquisas realizadas, usuários tendem a acessar cada vez mais os sites através dos smartphones, portanto, um site que não pode ser visualizado corretamente através destes dispositivos perderá visitas.

4. Otimizar a navegação: Recomenda-se a criação de uma mapa do site pois isto facilita que a informação e o conteúdo compreendido nele sejam facilmente encontrados tanto pelos visitantes quanto para os motores de busca. A inclusão de um campo de pesquisa pode auxiliar em questões mais específicas.

5. Atualizar o conteúdo: Está é uma parte fundamental para ganhar visitantes, para chamar a atenção de um visitante e conseguir que ele retorne ao seu website é crucial fornecer algum tipo de novidade frequente. Um website não deve ficar parado é necessário constante atualização, anote ideias que possam ser originais, divulgue ocasiões especiais e publique notícias que valem a pena.

6. Redes sociais: São meios ideais para compartilhar as atualizações e interagir com o público alvo. Com isso, favorece-se o posicionamento de uma página e pode-se conhecer a opinião do público com relação a sua marca, produto ou serviço prestado.

7. Diminuir o tempo de carregamento do site: Fundamental tanto para usabilidade quanto para os buscadores, que consideram este um fator muito relevante para determinar o posicionamento das páginas. Uma estratégia é não carregar o site com elementos multimídia, a utilização de sistemas de cache (para reduzir a largura de banda consumida e tempo de download) é um boa opção e também eliminar complementos que não estão sendo utilizados.

8. Plano de marketing: Para que visitantes tornem-se clientes, é crucial definir objetivos, estratégias e ferramentas que utilizará. É essencial planejar as ações que serão utilizadas,definir orçamento e agendar no calendário o tempo a ser reservado para executá-las. As ações podem ser por exemplo: ofertas, mailings informativos.

9. Contato:Os visitantes agradecem quando encontram espaços claramente identificados para se expressarem, solicitar mais informação ou avaliar o conteúdo publicado.

10. Personalizar a página de erro: É possível alterar a página padrão do erro 404 por uma outra mensagem. Também pode-se redirecionar o visitante para uma  determinada página automaticamente e incluir um link para a página principal do seu website, para que assim o visitante possa continuar navegando normalmente.

11. Conteúdo multimídia: Esse tipo de recurso atrai a atenção do visitante, por isso, publique fotografias e vídeos do YouTube ou Vimeo que podem interessar aos visitantes. Identificar os tópicos e principais interesses do público alvo facilita a tomada de decisões com base em suas preferências.

Autor: Victor Hugo Mosconi

Fonte: Olhar Digital