A internet tem mudado significativamente a maneira com que as organizações localizam e se comunicam com seus clientes. Anteriormente, os canais de comunicação eram limitados e as empresas tinham poucas opções de marketing, tais como: Jornal, revistas, outdoors, panfletos, rádio e TV, devido ao auto custo as empresas investiam mais em propagandas em sua região, para atingir outros estados o custo era muito maior, ficando inviável para empresas menores.

Todavia, hoje as pessoas estão muito mais expostas a outras opções de mídia, produtos e canais de informação, e ao mesmo tempo mais eficientes e de longo alcance, conseguindo ignorar propagandas irrelevantes e invasivas. Além do mais, quando os consumidores tem a intenção de comprar algo, os mesmos têm confiado na Internet como ferramenta de ajuda na tomada de decisão, pesquisando mais informações sobre o produto ou empresa, utilizando comparadores de preço,  aceitando recomendações de amigos em redes sociais e consultando opiniões de outros consumidores do mesmo produto.

Como consequência, qualquer propaganda só tem o efeito esperado quando gera um valor real para o seu público, sendo relevante, precisa e baseada na permissão. O Marketing Digital possui este perfil e auxilia nesta tarefa, gerando alto retorno sobre o investimento de tempo e recursos na comunicação via Internet.

Características do Marketing Digital:

1- Mensurável: Através de relatórios é possível medir com detalhes os resultado obtidos em cada campanha e saber o que realmente funciona ou que não surte efeito, e logo focar a ação de marketing nos produtos ou serviços que dão um melhor retorno;

2- Segmentável: Analisando estatísticas podemos montar campanhas com maior êxito e foco, interagindo apenas com o público que tem um real interesse no que você empresário tem a oferecer;

3- Atração Gratuita: Por meio de Busca orgânica no Google ou de forma viral via e-mail e redes sociais, é possível atrair potenciais clientes de forma gratuita e crescente para o seu site;

4-Construção de Audiência/Relacionamento: Com a publicação periódica de conteúdo relevante criasse um elo de ligação com seu cliente e também  possibilita a coleta de dados (e-mails cadastrados, seguidores, assinantes de blog entre outros) que a longo prazo torna-se um ativo de marketing fundamental para sua empresa.

5- Custo Beneficio: Através dos 4 pontos acima, o Marketing Digital permite alcançar bons resultados mesmo com baixos investimentos. Combinando a boa aplicação de recursos com ideias inteligentes e ajuda de boas ferramentas, o investimento na Internet tem muito mais retorno se comparado às mídias tradicionais.

Por essas características, diversas empresas têm experimentado excelentes resultados e, por consequência, têm investido cada vez mais nesta vertente de Marketing. Dados do IAB informam que os investimento em Marketing Digital cresce anualmente em torno de 30%.

Para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), esses benefícios do Marketing Digital são ainda mais evidentes, já que em geral elas dispõem de poucos recursos para promover os seus produtos e serviços. A Internet é o meio onde boas ideias (simples e objetivas) e uma boa execução têm muito mais valor do que o dinheiro. No entanto, muito empreendedores e responsáveis de marketing das empresas ainda não tiram proveito desse potencial, seja por desconhecerem as técnicas e ferramentas ou mesmo por terem receio da complexidade do meio.

Nossa empresa trabalha com diversos planos para sua empresa iniciar uma campanha de Marketing Digital, Entre em contato conosco através do telefone: (44) 3025-2004 e faça um orçamento já!

Autor: Vitor Brita