5 Dicas para escolha do nome de sua empresa
A escolha do nome da empresa é um desafio e uma das decisões mais importantes que um empreendedor deve tomar.

Optar por um nome incorreto pode acarretar em um sério problema ao consolidar a sua marca no mercado, dificultando as buscas pelo seu produto e até mesmo para fechar negócios com clientes e parcerias.

Abaixo relato o que pode ser considerado um “nome incorreto”, o qual não tem apelo semântico entre seus consumidores ou sua pronúncia é complicada e até mesmo nomes parecidos com empresas concorrentes.

Saiba como evitar estes tipos de problemas:

1 – Posicionamento da Marca : Este é o ponto fundamental, deixar claro o que sua empresa faz, escolha um nome simples e funcional

2- Estabeleça uma relação emocional com o consumidor : Escolha nomes que podem estar associados a sensações que remetam alguma experiência já vivenciada pelo cliente, a possibilidade de criar vínculos com o cliente aumenta, um exemplo disto é a Kodak, cujo nome remete ao funcionamento do obturador das maquinas fotográficas e seu nome pode ser pronunciado em diversos idiomas.

3- Seja Criativo : Nomes de grandes empresas como Google, Yahoo e Submarino são exceções no mercado quando pensa-se em objetividade, contudo possuem qualidades que devem ser levadas em consideração tais como: sua pronúncia simplificada e exclusividade, palavras curtas também são pontos positivos na escolha do nome.

4- Não seja só mais um nome na lista de nomes de seu segmento : Empresas de aviação internacional possuem nomes parecidos como por exemplo American, Southwest, Northwest e Alaska Airlines.Já no Brasil a tendência é outra e contribui para a formação da identidade das marcas.

5 – Considere quais plataformas vai usar : Por fim e não menos importante deve-se verificar a disponibilidade do domínio que deseja utilizar na web e um ponto muito importante e relevante para seu consumidor é a realização de otimizações em seu website, pensar neste aspecto faz toda a diferença na hora de facilitar as buscas e ser localizado pelos grandes buscares como o Google.

Autor: Victor Hugo Mosconi

Fonte: http://revistapegn.globo.com/