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Adivinhar o que se passa na cabeça dos seus clientes é uma tarefa um tanto quanto impossível, mas existem maneiras de entender o que seu cliente quer e precisa.

Aqui vai 3 dicas que podem auxiliar a conhecer melhor o seu cliente:

É possível coletar os “rastros” que os clientes deixam quando acessam seu site.
Utilizando o Google Analytics, por exemplo, é possível saber quais são as buscas que os clientes fazem para chegar até o seu site e como eles navegam dentro dele bem como identificar as “rotas” que funcionam melhor e os possíveis gargalos.

As redes sociais também são aliadas neste quesito, monitorar o que os clientes estão falando nas redes sociais sobre sua empresa ou produtos é uma boa maneira de melhorar e até mesmo coletar dados do que os usuários pensam sobre ela.
Olhar as fanpages da concorrência para analisar o que os clientes estão comentando e ficar de olho nas tendências também é válido.

Uma prática que parece óbvia mais que dá resultado é a de perguntar, se você quer saber o que o seu público alvo pensa pergunte.
Pequenas enquetes em seu site, por e-mail ou pelas redes sociais podem auxiliar a entender o que seu público deseja.

Autor: Victor Hugo Mosconi

Fonte: UOL